quarta-feira, 25 de novembro de 2009

HIDRATAÇÃO DE ATLETAS DE ELITE

Água é importante para os músculos que geram calor, aumentando a temperatura corpórea. A ingestão adequada de água facilita a transpiração, a evaporação do suor e o esfriamento do corpo. Se o atleta não repõe a água que transpirou bebendo líquidos, o balanço de água no corpo não funcionará bem e o organismo pode ficar superaquecido.

Em dias úmidos, o suor não evapora com facilidade e o corpo não esfria. Esta situação pode facilitar o superaquecimento do corpo. Para atividades que duram até 1 hora, a água é a bebida mais indicada, e para atividades com tempo de duração maior que 1 hora, as bebidas com água e carboidratos (= açúcar ou maltodextrina diluída) são as mais indicadas.

Existem várias recomendações diferentes para a ingestão adequada de água para atletas. Segundo a Associação Americana de Nutrição, o atleta deve obedecer o seguinte esquema para a reidratação:

1 a 2 horas antes do evento, treino ou competição, o atleta deve beber 300 a 420ml de água fria (temperatura do líquido deve ser menor que a temperatura ambiente);
10 a 15 minutos antes do evento o atleta deve beber 300 a 360 ml de água fria;
Durante o evento, o atleta deve beber 120 a 180 ml de água fria a cada 15 a 20 minutos;
Após o exercício, o atleta deve beber 480 ml de líquidos frios para cada 450g de água perdidos no peso corporal;
A recomendação da ingestão de água, segundo o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), para qualquer tipo de exercício que dure mais de 1 hora é beber de 600 ml a 1200 ml por hora de água ou bebida esportiva durante o exercício. Em exercícios prolongados, que ultrapassam 1hora de duração, recomenda-se beber líquidos que contenham a água, carboidratos (= açúcar ou maltodextrina diluída) e sódio para repor as perdas no suor.

A recomendação da ingestão de água para crianças, segundo Academia Americana de Pediatria, é ingerir 150 ml de água potável gelada ou de uma bebida esportiva contendo sais a cada 20 minutos para uma criança pesando 40 kg durante a atividade física e 250 ml para um adolescente pesando 60 kg.

Respeitar a boa hidratação é respeitar seu corpo. Não deixe de beber água e, ao treinar ou competir, respeite as recomendações de bebidas esportivas que contem água, açúcar e sais.

Paula Paraguassú Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário