quarta-feira, 25 de novembro de 2009

TERMORREGULAÇÃO NO ESTRESSE INDUZIDO PELO FRIO; CONSERVAÇÃO E PRDUÇÃO DE CALOR

O gradiente normal de transferência de calor flui do corpo para o meio ambiente, a regulação da temperatura central não envolve qualquer sobrecarga fisiológica. A perda excessiva de calor pode ocorrer no frio extremo, particularmente em repouso. Nesse caso, a produção de calor pelo corpo aumenta enquanto a perda de calor torna-se mais lenta a fim de minimizar qualquer declínio na temperatura central.
Ajustes Vasculares.
A estimulação dos receptores cutâneos ao frio produz constrição dos vasos sanguíneos periféricos, o que reduz rapidamente o fluxo de sangue quente para a superfície corporal mais fria e o redireciona para as regiões corporais mais quentes.
O fluxo sanguíneo cutâneo é, em média, de 250ml/min em um ambiente com temperatura neutra, porém com um estresse induzido pelo frio intenso, esse fluxo se aproxima de zero. Consequentemente a temperatura da pele declina na direção da temperatura ambiente, maximizando os benefícios isolantes da pele, do músculo e da gordura subcutânea. Um indivíduo com gordura com gordura corporal excessiva exposta ao estresse induzido pelo frio pode ser beneficiada por esse mecanismo responsável pela conservação do calor.
Atividade Muscular.
Os calafrios geram uma quantidade significativa de calor metabólico, porém a atividade física faz maior constrição na defesa contra o frio. O metabolismo energético do exercício mantém uma temperatura central constante em um ambiente com até – 30ºC sem depender de uma vestimenta restritiva e pesada funcionando como barreira. É a temperatura interna, e não a produção de calor pelo corpo em si, que medeia a resposta termorreguladora ao frio. Os calafrios ainda ocorrem durante o exercício rigoroso se a temperatura total for baixa como resultado co freqüência o estresse induzido pelo frio acarreta um consumo de oxigênio mais alto durante o exercício rigoroso se a temperatura central for baixa. Quando o metabolismo do exercício diminui, devido a fadiga, apenas os calafrios poderão não conseguir prevenir o declínio na temperatura central. É provável que a variabilidade entre os indivíduos na resposta aos calafrios determine as conseqüências diversificadoras para aqueles que se expõe acidentalmente e sem preparos a ambientes úmidos e frios. A fadiga geral induzida pelo exercício árduo prévio não parece diminuir a resposta aos calafrios.
Produção Hormonal
A maior produção de calor durante a exposição ao frio resulta em parte da ação dos dois hormônios “ calorigênicos” da medula supra-renal – adrenalina e noradrenalina. O estresse induzidos pelo frio estimula também a liberação de tiroxina, o hormônio tireóideo que induz a um maior metabolismo em repouso.
Danielle e Paula Danielle e Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário